Núcleo de Estudos Professor Barandas

O Núcleo de Estudos Professor Barandas nasceu com o objetivo de impulsionar o ensino da medicina oftalmológica no extremo sul da Bahia. Apoiando e estimulando o desenvolvimento de profissionais das mais diversas áreas da saúde, proporcionamos a capacitação necessária para a correta identificação e encaminhamento dos mais variados diagnósticos.

Nosso foco é promover a conscientização sobre problemas comuns dentro de um consultório de oftalmologia, mas que geralmente não são diagnosticados corretamente em outras áreas. Por simples desconhecimento dos profissionais, um problema que poderia ser facilmente tratado quando identificado desde o início pode afetar permanentemente a vida de uma pessoa.

Oferecemos capacitação gratuita por meio de seminários apresentados em nossa clínica, além de produções que abordam temas voltados para um público geral, transmitidas através de nosso canal. Auxiliando profissionais da saúde na identificação e no correto encaminhamento de problemas oftalmológicos, buscamos promover não apenas a educação, mas a assistência social e cultural dentro de nossa comunidade.

José Fernando Barandas

(Membro Titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, desde 1988; Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Brasileira de Medicina, desde 1988; Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro e Conselho Federal de Medicina, desde 1990; Mestre em Medicina, concentração Oftalmologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1997).

José Fernando Barandas se formou em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1985. Complementou os estudos com a Especialização em Oftalmologia pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas e com o curso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, do Rio de Janeiro, enquanto exercia a Residência Médica dessa especialidade na 1a. Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Obteve o seu Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, através da realização de sua Prova Nacional, obtendo a maior nota alcançada até aquele momento nessa avaliação, com noventa e nove por cento de acertos.

De imediato se envolveu com o ensino da especialidade em seus diversos níveis, para a graduação e pós-graduação, bem como para cursos correlatos e população leiga. Iniciou ainda na sua graduação, na monitoria da disciplina de Oftalmologia, e logo após como Professor voluntário da disciplina de Oftalmologia do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Posteriormente como professor assistente das disciplinas de Oftalmologia dos cursos de Medicina da Universidade Gama Filho, Universidade Estácio de Sá (sendo, nesta última, um dos professores homenageados pela primeira turma de formandos do Curso de Medicina) e da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), e do curso de graduação em Ortóptica do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação.

Se dedicou como Preceptor de Oftalmologia no Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, e atuou como Membro das comissões de educação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Fez seu Mestrado em Medicina, na área de concentração em Oftalmologia, com Dissertação sobre emprego de triagem fotográfica de fatores refracionais etiológicos na ambliopia (Estudo experimental comparativo entre fotorrefração excêntrica com lente catadióptrica com fonte luminosa simples, dupla sequencial e dupla simultânea), posteriormente premiado em Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Foi responsável por mais de 200 Atividades Didáticas incluindo aulas; palestras; apresentação de trabalhos; coordenação, organização, presidência e assessoria de eventos; orientação de monografia e participação bancas examinadoras.

Conta com mais de 20 trabalhos publicados, e mais de 30 apresentados em eventos científicos, sendo três deles premiados nos referidos eventos.

Co-autor de capítulos de livros, como no “Olhos", onde foi responsável do trecho sobre sua sub-especialidade, estrabismo, do livro "Semiologia Pediátrica", de Yvon Toledo Rodrigues e Pedro Paulo Bastos Rodrigues, pela editora Guanabara Koogan; e no “Hipertensão Arterial”, do livro “Oftalmologia Clínica”, de Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, pela editora Cultura Médica.

Membro do corpo clínico de diversas clínicas e hospitais do Rio de Janeiro, no transcorrer dos últimos 30 anos, se dedicou como corresponsável pela criação da OFTALMOLUZ, de Porto Seguro, para a qual presta consultoria contínua à distância desde então.