Exames

Possuímos uma infraestrutura completa e integrada, com diversos exames oftalmológicos para cuidar da saúde dos seus olhos.

Campimetria visual computadorizada

Tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual, causadas principalmente por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma. É indicada para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações na retina e que realizaram plástica ocular.

Orientações: se você utiliza lentes de contato ou óculos, deverá levá-los no dia do exame.

Curva tensional diária

A curva tensional diária é utilizada para medir a pressão intra-ocular do paciente, utilizada no diagnóstico ou acompanhamento do glaucoma. É pingado um colírio anestésico e fluoresceína nos olhos do paciente. São realizadas diversas medidas da pressão intra-ocular ao longo do dia, em geral a cada duas ou três horas.

Orientações: se você utiliza lentes de contato, evite utilizá-las para ir ao exame.

Gonioscopia

É um exame realizado para avaliar o ângulo da câmara anterior do olho. É indicada para diagnosticar o glaucoma, tumores de íris e na avaliação de traumas oculares.

Paquimetria ultrassônica

Utilizada para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom, é indicada para pacientes com suspeita de glaucoma, edema de córnea, ceratocone e outras doenças que possam ocasionar alteração na espessura da córnea. É também realizada em paciente que irão se submeter à cirurgia refrativa.

Orientações: se você utiliza lentes de contato, deve suspender o seu uso cinco dias antes do exame.

Mapeamento de retina

O mapeamento de retina é realizado para mapear toda a estrutura da retina, nervo óptico, mácula e vasos. É indicado para avaliar e acompanhar doenças oculares, em especial para os pacientes diabéticos e hipertensos.

Orientações: é recomendada a presença de um acompanhante, pois há a dilatação da pupila do paciente.

Potencial de acuidade visual

Avalia o potencial da visão do paciente, eliminando artefatos de irregularidades. A verificação é feita projetando-se uma tabela de letras diretamente no fundo do olho. É indicado para pacientes com baixa acuidade visual e pacientes que realizarão cirurgia de catarata ou transplante de córnea.

Orientações: é recomendada a presença de um acompanhante, pois há a dilatação da pupila do paciente. O paciente precisa ser alfabetizado, pois o exame consiste em leitura de letras.

Retinografia colorida

É utilizada para registrar o fundo do olho por meio de fotografias em alta resolução, direcionada para o acompanhamento de doenças vítreorretinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

Orientações: é recomendada a presença de um acompanhante, pois há a dilatação da pupila do paciente.

Teste de adaptação para lentes de contato

Para um uso seguro das lentes de contato, é fundamental que elas estejam bem adaptadas, com curvatura, diâmetro, grau e material próprio para cada paciente. São realizadas medidas de tamanho, vitalidade e de curvatura da córnea, do grau, da qualidade da lágrima, entre outras, além de uma escolha minuciosa do melhor tipo de lente, sempre atento às suas características, a forma de uso e aos hábitos de vida do paciente.

Orientações: se você utiliza lentes de contato, deve suspender o seu uso no dia do exame.

Topografia corneana computadorizada

Utilizada no mapeamento topográfico por meio de projeções de anéis luminosos na córnea. É indicada para o acompanhamento e diagnóstico do ceratocone e outras doenças da córnea e na detecção de erros refrativos (astigmatismo e miopia). Também é útil para a adaptação de lentes de contato, principalmente as lentes rígidas.

Orientações: se você utiliza lentes de contato, deve suspender o seu uso cinco dias antes do exame.

Teste do olhinho

Consiste em uma avaliação oftalmológica simples e rápida, que deve ser realizada logo após o nascimento. Verifica se o recém nascido tem alguma doença congênita, o exame é utilizado principalmente na detecção do retinoblastoma.

Teste de Schirmer

Utilizado principalmente para a detecção de cataratas congênitas, podendo sugerir a presença de problemas mais graves, como o retinoblastoma.

Orientações: não utilize nenhum tipo de colírio antes de realizar o exame.

Teste de visão cromática

Indicado para pacientes com suspeita de daltonismo, analisa a percepção das cores.

Tonometria

Utilizado para medir a pressão intraocular, é indicado para pacientes com suspeita de glaucoma.

Orientações: se você utiliza lentes de contato, deve suspender o seu uso no dia do exame.

Teste da motilidade ocular

Avalia a mobilidade da musculatura ocular e se existem limitações na mesma, auxiliando no diagnóstico de casos de estrabismo, diplopia, cefaleia e outras condições.